Tecnologia e experiência de compra são tendências para o varejo

DN Automação 11:32 Sem comentários
NRF afirma que os Millennials devem regrar o mercado e nova forma de consumir

A NRF Reatil’s Big Show chegou a sua 105° edição consolidando-se como o mais importante evento do varejo a nível global. Neste ano, a feira abordou fortemente a questão do novo perfil de consumidor, os Millennials e como a tecnologia vem de encontro à forma de consumir ditada pela nova geração.

Nascidos entre 1982 e 2000 constituem os Millennials, público que vem impondo mudanças em diversos segmentos de mercado, principalmente no varejo. Essa geração prefere uma boa experiência de compra, do que apenas um produto legal, preferem consumir as marcas que buscam personalização, diferenciação e, por traz de tudo, abraçam uma causa e possuem ideologia.

Outra característica muito forte dos Millennials é a mobilidade e o rápido acesso a internet via dispositivos móveis. Segundo a Fecomércio/RJ, o uso do smartphone já superou o desktop e atualmente configura-se como o principal meio de acesso a internet. Com isso, fica muito mais fácil o acesso a compras on line, pesquisa de preços e informações sobre a loja, identidade da marca e o que ela oferece além de um bom produto ou serviço.   Segundo Felipe Ennes, da GS&ECOMM “Quem conseguir entender os diferentes públicos – Geração Y, Baby Boomers, etc, se dará muito bem neste ano”.

De acordo com a delegação da GS&MD que juntamente com empresários e gestores brasileiros realizaram um tour de experiência exclusivo nas ruas de Nova York que revelou estratégias de negócios criativos e inovadores das principais lojas, o storytelling, a premiunização e o entretenimento são elementos transformadores da experiência de compra. Nova York mostrou que, para inovar, é preciso ter essência, contar uma história, estudar o passado da marca, ser artesanal e personalizar. Ou seja, resgatar a essência da marca para a criação de produtos personalizados e aliá-los a tecnologia de dispositivos móveis, proporcionando assim a experiência que os Millennials desejam no momento de compra.

A personalização é uma forte característica procurada pelos Millennials, segundo Rafael Leivas Nunes da Saphyr Shopping Centers “Quem não personalizar não atingirá o tão falado público dos Millennials, que é quem acabará por carregar nosso mercado daqui para frente. A personalização hoje, vai do pequeno ao gigante” – explica.

Durante a NRF, ficou claro que o varejo deve ser ágil e centrado no consumidor. Sendo necessário ultrapassar as barreiras da loja e entregar uma experiência completa ao público final. Para isso, é preciso propósito, engajamento e customização.

Contudo, os oito conceitos que se destacaram na feira, tornando-se os pontos mais relevantes para o setor varejista foram: personalização massificada, mobilização, premiunização, mentalização, inspiração pelas histórias, revitalização milenização e ecossistemas competitivos.

1.    A personalização deixou de ser tendência e já se tornou realidade em diversos negócios e segmentos, abrindo diversas opções para customizar um produto.

2.    A mobilização remete ao móvel, o fenômeno mudou a forma de interação entre a marca e o consumidor, que busca ter acesso à loja onde e quando quiser.

3.    Premiunização é a experiência, o diferencial da compra e do produto premium. Decorrente da busca pela diferenciação de produtos, lojas, marcas e serviços como contraponto à massificação.

4.    Mentalização deve ser prioritário ao criar conceitos que envolvam alinhamento e comprometimento, com causas e propostas que transcendam os produtos ou serviços oferecidos. Além do papel econômico, as empresas devem se preocupar em como impactam a sociedade.

5.    A inspiração pelas histórias é uma razão a mais para chamar atenção. É a tentativa de criar vínculos, apresentando aquele algo a mais que produtos e serviços. São produções artesanais e originais que buscam um envolvimento emocional com o consumidor.

6.    Revitalização é resgatar elementos que foram referência no passado. A inspiração em coisas passadas, referindo-se ao presente, tem se manifestado no design, na comunicação visual, no merchandising e nos produtos em si.

7.    Milenização é ampliação do comportamento do Millennials e Geração Z para outros segmentos de mercado, incorporando seus valores, práticas e atitudes.  

8.    Ecossistemas Competitivos são formas de integração de competências, complementação de recursos e geração de elementos para atuação conjunta.

Concluímos que a feira traduziu um novo comportamento de consumo, apoiado nos itens citados acima. As empresas devem apoiar-se em recursos tecnológicos para inovar, criar e automatizar a experiência de compra visada pelos Millennials. É preciso também observar as tendências de resgate ao passado, vínculo a causas, propósitos e personalização. A nova geração busca produtos únicos, diferenciados, que apresentem uma ideologia e estejam disponíveis nos meios onn e off line.


FONTE: Revista Mercado&Consumo